O novo nascimento


"Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" (1 João 5.18)

Maiara Pires

Ensina o bispo Luciano Nascimento que esse mundo tem dono. Existe uma classe de demônios que domina esse lugar: são os anjos caídos. Aqueles que foram precipitados na terra quando houve a batalha no céu.

“Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12. 12). 

Acentua o bispo Luciano que o diabo está aqui bramando como leão buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8), porque sabe que já tem pouco tempo para ser lançado no fogo eterno mencionado pelo Senhor Jesus em Mateus 25.41. E ele quer levar o máximo de pessoas com ele.

Por que nascer de novo?


Se o mundo jaz no maligno (1 João 5.19), como vamos nos proteger dos dominadores desse mundo que a Bíblia chama de tenebroso? A resposta é simples: 

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1 Pedro 1.23).

A única forma para os demônios não nos tocarem é nascendo de novo: da água (para caracterizar o sepultamento do velho homem) e do espírito (que é o entendimento da palavra). 

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5.20).

Em outras palavras, se o mundo jaz no maligno e, nós estamos no mundo, então, onde a gente pode se esconder? 

A resposta também é simples: em Cristo, no entendimento que Jesus veio nos dar

“Porque já estais mortos [para o pecado e vivos para Deus], e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3.3).

Quando nascemos de novo e, vivemos pela palavra da verdade, os dominadores desse mundo não podem nos tocar

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 João 5.18).

Essa é a necessidade de nos manter mortificados para as paixões e desejos da carne (Colossenses 3.5). Assim, poderemos ficar protegidos das astutas ciladas de satanás (Efésios 6.11). 

“Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1 João 3.9).

E, se estamos protegidos da armadura, que é o evangelho, poderemos vencer todos os dardos inflamados do maligno (Efésios 6.16). Afinal, foi justamente essa palavra que venceu a batalha que houve no céu, além do sangue de Jesus: 

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte” (Apocalipse 12.11).


Posts relacionados:

Comentários

  1. De ante de tudo isso resta-nos buscarmos todos os dias ser preenchido com o espírito santo de Deus. Porque só assim iremos conseguir ficar firmes contra as astutas ciladas de satanás. Buscar o espírito santo de Cristo Jesus é mais que uma obrigação é uma necessidade, porque ele é o poder de Deus em nós. Sabendo ainda que de nós mesmo não temos capacidade nenhuma, mas Cristo é a nossa força. E Ele foi o único que venceu esse mundo, se estivermos juntos dele também venceremos...


    Deus abençoe todos nós e nos guie sempre . Amém .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Maria! Só existe um lugar onde podemos nos proteger de toda a maldade desse mundo e conservar a nossa alma para o reino que está preparado para todos que amam Jesus: ♫ Esse lugar é no Senhor ♪

      Excluir

Postar um comentário

Podcast A Hora da Verdade - Bispo Luciano Nascimento

Livro: Verdades que marcam - Vol 1 (PDF)

Livro: A Hora da Verdade - O novo brotar (PDF)