Santificados pela palavra
A santificação é pré-requisito para a ressurreição do último Dia. Jesus declara que a palavra do evangelho é o que nos santifica
Maiara Pires
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus” (1 Tessalonicenses 4.3-5).
O homem
espiritual - aquele que foi gerado pela palavra e desceu às águas do batismo -
agora precisa manter a sua lâmpada acesa. Isto é, precisa ficar desperto,
acordado, em alerta para não deixar a velha criatura ressurgir. E essa
vigilância passa pela santificação.
Lembra
quando o salmista Davi escreveu que a palavra de Deus era lâmpada para os seus
pés e luz para o seu caminho? (Salmo 119.105).
Pois, então.
Se considerarmos
que a palavra (o evangelho) significa entendimento do que é verdadeiro e, que,
esse entendimento tem poder de cura, libertação e transformação, chegaremos à
conclusão de que estar com a lâmpada acesa é estar consciente do que diz o
evangelho.
Porém, de nada adiantará estar consciente se esta consciência não se
traduzir em obediência.
O
apóstolo Paulo escrevendo aos Colossenses desejou que a palavra de Cristo
habitasse neles, abundantemente, em toda a sabedoria. E que, com esta palavra,
eles pudessem ensinar e admoestar uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos
espirituais (Colossenses 3.16).
Ou seja, a lâmpada estaria o tempo todo acesa
e, consequentemente, estariam santificados se colocassem a palavra em prática.
O
próprio Senhor Jesus ao rogar ao Pai, antes de ser preso, falou:
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17).
Mais uma vez atesta-se que
a palavra do evangelho é o que nos santifica. Mas, ela só tem poder para
santificar-nos se estivermos não apenas, conscientes, mas obedientes. Tiago já
exorta a esse respeito:
“E sede
cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos
discursos. (...) Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade
e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal
será bem-aventurado no seu feito” (Tiago 1.22,25).
Ao falar de santificação aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo os exortou a se absterem da prostituição. E, não só apenas nesse contexto, como em vários outros em que a prostituição é citada na Bíblia, a palavra se refere à purificação do corpo, o que inclui, por exemplo, o sexo fora do casamento.
A
propósito, ao orientar sobre casamento aos Coríntios, o apóstolo Paulo foi bem
específico sobre esse assunto: “Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom
seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da prostituição, cada
um tenha a sua própria mulher, e cada um tenha o seu próprio marido” (1
Coríntios 7.1-2).
Por esse
escrito de Paulo, podemos observar que o evangelho trouxe uma mudança de
paradigmas em regiões que creram no que Jesus veio ensinar. Pois, como se sabe,
em vários lugares do mundo, um único homem vivia com várias mulheres e ninguém
ousava proceder diferente.
Quando o evangelho chega ao conhecimento das nações,
esse comportamento é mudado. Daí a orientação de Paulo para que cada um tenha a
sua própria mulher ou o seu próprio marido, justamente por causa da
prostituição.
Nessa
mesma carta de Paulo aos Coríntios, o parecer dele aos solteiros e às viúvas é
que fiquem como ele, sozinhos:
“Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se” (1 Coríntios 7.8-9).
Você está conseguindo
compreender o contexto em que a prostituição é citada? Pois é: sexo fora do casamento. Tudo isso tem a ver com santificação. Para
citar mais um exemplo, veja o que o escritor de Hebreus escreveu:
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará” (Hebreus 13.4).
O leito sem
mácula é aquele que não é manchado com o pecado do adultério ou o pecado da
prostituição.
Ainda
falando aos Coríntios sobre a santificação do corpo, o apóstolo Paulo mais uma
vez enfatiza sobre o pecado da prostituição:
“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6.15-20).
Voltando
a falar de lâmpada acesa, relembre o que o apóstolo Paulo falou aos
Tessalonicenses sobre santificação. Depois de dizer que cada um saiba possuir o
seu vaso (corpo) em santificação e honra, ele diz: “não na paixão de
concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus”.
Vejamos.
Os que não conhecem a Deus estão com as suas lâmpadas (consciência) apagadas.
Pois, a luz (entendimento do evangelho) é o que alumia o caminho para a vida
eterna e tira o homem das trevas (falta de entendimento do evangelho).
O
apóstolo Paulo fez uma analogia interessante sobre isso:
“Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” (Efésios 1.18).
Se o evangelho não iluminar os olhos do nosso entendimento,
permaneceremos nas trevas sem saber para onde ir. Além do
mais, a santificação é pré-requisito para a ressurreição no último Dia:
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12.14).
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