Conheça a história da Igreja Videira Verdadeira
A Igreja Videira Verdadeira teve início em maio de 2010, fundada por um grupo de pessoas que tinha por líder o bispo Luciano Nascimento. O primeiro culto foi realizado em uma garagem, com um número pequeno de pessoas.
Em poucos dias, o bispo conseguiu alugar um salão onde foi o nosso primeiro espaço para a realização dos cultos. O salão era localizado na Avenida Ben-Hur Corrêa Alves, nº 1515-b, no bairro Congós, em Macapá-AP.
Em poucos meses, a igreja cresceu e o salão - que tinha capacidade para menos de 50 pessoas - ficou extremamente apertado. Nesse local, recebíamos mais de 80 pessoas e as cadeiras ficavam espremidas para que todos pudessem ficar sentados.
Por ser um salão único, as crianças não tinham uma sala dedicada a elas. Então, fazíamos pequenos cultos na calçada com elas, como forma de aliviar o número de pessoas dentro da igreja e dar atenção aos pequenos.
O número de raminhos foi aumentando e tivemos que procurar outro salão. Conseguimos encontrar um que tinha o dobro do tamanho do anterior, na Rua Claudiomiro de Moraes, nº 1149, no bairro Novo Buritizal.
Era um prédio velho e necessitava de reformas, mas conforme o aluguel era mais caro e, para evitar gastos, ficamos com ele, fizemos alguns reparos e, em agosto de 2011, iniciamos as atividades.
Nesse mesmo período, o bispo Luciano iniciou sua trajetória na Rádio Boas Novas 104,9 FM com o programa "A Hora da Verdade". Foi por meio desse canal que, aos poucos, a igreja foi ficando conhecida na cidade de Macapá e regiões vizinhas.
O programa A Hora da Verdade atraiu milhares de raminhos à Videira
Todos os dias, no horário da meia-noite, ele trazia uma mensagem evangelística. Em pouco tempo, a igreja cresceu e o segundo espaço ficou pequeno, assim como o primeiro salão. Pessoas de várias regiões e bairros distantes vinham para participar e frequentar a Videira.
Com o crescimento da igreja, surgiu a necessidade de mudarmos para um lugar maior e mais centralizado. Foi quando apareceu um galpão praticamente abandonado na Rua Eliezer Levy, nº 2265, na área Central da cidade.
No início, quando foi anunciado que iríamos alugar aquele espaço, muitos irmãos acharam que o bispo tinha sido muito ousado em ir para um prédio que necessitava de uma grande reforma e que era quase o triplo do tamanho do segundo salão.
O prédio estava precário, o teto estava comprometido, não tinha água, luz e nem banheiro. Mesmo assim, Deus nos enviou para aquele local e se mostrou presente em nosso meio.
Em menos de um mês, conseguimos reformar o teto, os irmãos doaram o forro, construímos os banheiros e fizemos toda a instalação elétrica. O prédio mudou “da água para o vinho” e, no dia 30 de setembro de 2012, inauguramos o nosso novo espaço.
Em poucos meses, a igreja já estava cheia, muitos olhavam para aquele lugar e não acreditavam no que Deus estava fazendo em tão pouco tempo.
Esse prédio foi o nosso lar durante 9 anos, muitas bênçãos foram derramadas, vidas foram transformadas e o evangelho foi pregado alcançando almas que permanecem conosco até hoje.
No ano de 2019, a igreja estava vivenciando o seu melhor momento, cultos cheios, pessoas novas chegando, novos obreiros, novos pastores e o poder de Deus era manifesto em nosso meio. Foi nesse período que o bispo Luciano e o evangelista Jonathan começaram a cogitar a procura de um local maior.
Em pouco tempo, eles conseguiram encontrar um galpão que tinha o dobro de tamanho do salão da Rua Eliezer Levy, localizado na Av. Coaracy Nunes, nº 368, no Centro de Macapá.
Mas tinha um porém, ele estava em péssimas condições. Por que sair de um lugar que já está perfeito para ir para outro que está precário e recomeçar do zero? Ao mesmo tempo que queríamos ir, Deus nos manteve no mesmo local e, pouco tempo depois, uma oficina alugou o prédio desejado.
Em 2020, logo no início do ano, algo que ninguém imaginaria aconteceu: um vírus começou a se espalhar em todo o mundo, cidades foram paralisadas, pessoas se escondiam em suas casas e o medo imperava. Nesse período de caos mundial, a Igreja Videira Verdadeira serviu de suporte para muitas famílias.
Todas as arrecadações que a igreja conseguia, o bispo Luciano transformou em cestas básicas. Ele deixou de pagar contas da igreja, como o aluguel e diversas despesas, para dar assistência aos membros e pessoas necessitadas.
Não podíamos receber a membresia no templo por ordem das autoridades sanitárias em razão do contágio da doença. Então, para que pudéssemos levar uma mensagem de conforto às pessoas, começamos a realizar transmissões ao vivo na página oficial da igreja no Facebook.
Uma equipe de, no máximo 10 pessoas, ajudava nas lives. O bispo realizava intercessões pelos irmãos, orava pelas nações e pregava a palavra. Graças a Deus, não perdemos nenhum membro para o temido coronavírus.
Em dias de santa ceia, realizávamos drive-thru na porta da igreja. Os membros paravam com seus carros e levavam o pão e o suco de uva para as suas casas. Aproveitávamos esse momento, também, para orar pelos doentes.
Depois da distribuição, mais tarde, no mesmo dia, transmitíamos ao vivo a celebração da santa ceia, onde o bispo Luciano abençoava os elementos da ceia e cada um participava em casa com suas famílias.
Porém, com o impacto na economia amapaense, muitos membros tiveram que se mudar para outros estados do país, levando a uma queda no número de pessoas nos cultos.
Foi quando, por um breve momento, a igreja enfrentou dificuldades para se manter, mas continuamos trabalhando e sempre na esperança de que Deus ainda tinha grandes coisas para nós.
Foi nesse momento de reconstrução que Deus mostrou que era hora de escrever uma nova história para a Videira, sair da zona de conforto e trilhar novos caminhos.
Nesse período, se levantou novamente a possibilidade de mudarmos de prédio. A igreja ainda não estava cheia, tínhamos perdido muitos membros, mas sentíamos que havia chegado a hora de mudar.
Foi, então, que o galpão da Av. Coaracy Nunes - que havia sido alugado para uma oficina - ficou disponível novamente. E, em um ato de fé, o bispo Luciano alugou o prédio que continuava em estado precário.
Reformamos o galpão, modernizamos sua estrutura e temos recebido um número maior de membros e visitantes que jamais a igreja recebeu em toda a sua trajetória nessa cidade. Vivemos um momento que nunca imaginamos alcançar.
Em Efésios 3:20, a palavra diz que Deus é poderoso para fazer tudo, muito mais, abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos.
Tudo o que já passamos ao longo desses anos da Igreja Videira Verdadeira não se compara ao avivamento que estamos vivenciando e com as maravilhas que Deus tem feito em nosso meio.
Quando acreditamos na palavra de Deus, obedecemos e confiamos que a Sua bondade e misericórdia nos seguem todos os dias, Ele nos surpreende.
Hoje podemos ver e dizer que a glória da segunda casa está sendo maior do que a da primeira. E, assim, procuramos viver a unidade da fé e ser mais que uma igreja, ser uma família, um corpo bem ajustado que vai crescendo em aumento de Deus.
Comentários
Postar um comentário