O prazer de servir




Separados fisicamente, mas unidos num só espírito

Culto Online 27/03/2020

Bispo Luciano Nascimento

É necessário nos esvaziar de nós mesmos, do nosso orgulho, da nossa soberba. E esse é um bom momento para nos humilhar diante de Deus e reconhecer que somos frágeis e que precisamos Dele.

Existem tantas pessoas ao redor do mundo passando pelos piores momentos de suas vidas. Pessoas que nunca imaginaram que fossem chegar a esse estado e que agora estão precisando de ajuda, não apenas financeira, como também espiritual ou emocional.

E a Bíblia relata que todas as vezes em que os homens viveram momentos de crise, o que eles fizeram foi curvar a cabeça e se prostrar diante de Deus, incessantemente


E esse é o nosso objetivo, levar o povo a buscar a graça e o favor do Pai. Ajudar o Espírito Santo a gerar o desejo de estar perto de Deus para que sintam o fluir Dele nas suas vidas, os protegendo, guiando e orientando.

Que mesmo separados, fisicamente, nada impeça que o Espírito de Deus invada os seus lares e transforme a vida de cada família. Por isso mesmo nos unimos numa só fé por meio das nossas transmissões nas mídias sociais para que possamos estar juntos num só espírito.

Quem sabe é o momento de Deus alcançar aqueles que se perderam no meio do caminho. Aqueles que estavam na jornada do reino dos céus, mas perderam o foco da salvação. E agora seja a oportunidade de voltar para a casa do Pai.

É muito fácil estendermos a mão a quem não está necessitado. Tirar do bolso e agradar alguém que está fazendo aniversário, por exemplo. Já exercer a caridade, o amor e a fraternidade a quem talvez nem conhecemos, parece coisa de outro mundo. Mas, esse é o mandamento de Jesus. Se esvaziar de si mesmo também é tirar do pouco ou muito que se tenha e repartir com quem não tem.

De repente você nunca mais terá uma oportunidade como essa de exercer o amor de Cristo. Outras crises podem surgir futuramente, mas, você pode não estar mais aqui para ajudar. Talvez já terá chegado a sua hora de partir. Mesmo que te falte por ajudar o necessitado, saiba que Cristo não te desamparará, ele suprirá todas as suas necessidades.

Jesus nos ensina a ser servos dos nossos irmãos. E não existe momento melhor do que este para você servir ao seu irmão. Esta é a lição de Jesus Cristo: mostrar para a humanidade que melhor é dar do que receber. Que vale a pena se esvaziar de si mesmo pra ver uma pessoa feliz. 

Como é bom e prazeroso saber que uma pessoa está sorrindo porque você existe, porque você estendeu a mão! É essa alegria que Jesus quer gerar no nosso coração, o prazer de servir.

Quem sabe essa tristeza e angústia que você está sentindo não seja porque precisa se esvaziar, pensar menos em você e mais nas coisas que são do alto, em como pode ajudar e participar deste movimento de solidariedade que se tem visto ao redor mundo. É o que Jesus quer que venhamos fazer nesses momentos difíceis.

Precisamos aprender a ser servos. Antes de tudo isso estar acontecendo, nós ouvimos tanto o evangelho, passamos horas e horas ouvindo tantas pregações, lendo a Bíblia. 
É que Jesus estava nos preparando para este momento. Para que pudéssemos abrir o coração e ser solidários com os mais fracos, os mais carentes. Não que ele tenha enviado essa pandemia. Nada disso. Estando nesse mundo ficamos sujeitos a tantas vulnerabilidades.

Nem todos têm a mesma estrutura emocional, espiritual ou psicológica para lidar com as crises. Algumas pessoas podem estar em casa tristes, se sentindo solitárias sem poder desfrutar da comunhão e do amor que tinham quando vinham pra igreja.

E o nosso desejo e oração é que da mesma forma que essas pessoas sentiam a presença de Deus e o seu amor invadindo o seu ser quando estavam na casa do Pai, esse mesmo amor seja derramado nos seus lares, restaurando as emoções e os laços familiares.

Do mesmo modo que você tratava todo mundo bem na igreja, faça a mesma coisa na sua casa, com a sua família. Porque agora você é a igreja do Senhor Jesus. É e sempre será a morada de Deus no Espírito. É o santuário Dele. E o amor do Pai precisa fluir também dos seus familiares formando uma eterna fonte de águas vivas.

Apesar dos efeitos desastrosos dessa crise, com certeza teremos frutos a colher dessa experiência. Até porque não vem sobre nós tentação senão humana, mas fiel é Deus que não nos deixará tentar acima do que podemos e, antes, com a tentação, dará também o escape para que a possamos suportar.

O Espírito Santo quer aproveitar este momento para restaurar muitos lares, muitos casamentos, reconciliar a comunhão entre irmãos para que se tornem amigos novamente. Fique firme buscando a Deus e sensível à Sua voz.

Por mais que o seu coração esteja em pedaços, ele vai juntar os cacos e te renovar. E, então, você vai enxergar a obra maravilhosa que Deus fará na sua vida e na sua família. E na medida em que você for buscando a Sua presença, Ele vai te abençoando porque a Bíblia diz que Deus é galardoador daqueles que o buscam.

Se você é alguém que está desacreditado achando que não vai conseguir superar esses momentos de dificuldade, saiba que se Jesus estiver na sua vida, você vai vencer. 

Porque a árvore (que somos nós), ao sentir o cheiro das águas (que é Cristo), ela brota novamente e dá os seus renovos. E Jesus vivifica aquele que quer ser vivificado. Se você quiser, ele vai te ajudar.

Comentários

Podcast A Hora da Verdade - Bispo Luciano Nascimento

Livro: Verdades que marcam - Vol 1 (PDF)

Livro: A Hora da Verdade - O novo brotar (PDF)