O deserto é um lugar de passagem, não de permanência

Foto: Isa Sebastião/Canva

Bispo Luciano Nascimento e Maiara Pires

O deserto nos faz trilhar uma carreira de fé. É só debaixo do sol, das lutas e dificuldades, que a nossa fé é provada, pois é em meio às dores e desafios que vamos crescendo e nos tornando mais que vencedores.

Ao passar pelo deserto, você começa a ter uma coleção de vitórias. Na medida em que for avançando, ao olhar para trás, verá tudo o que Deus já fez na sua vida e isso te dará ânimo para prosseguir e confiar no autor e consumador da nossa fé: Cristo Jesus.

♪ ♫ Quando os meus braços não alcançam mais / E não há forças para vencer / Olho atrás em meu passado / E vejo Tudo que Deus já fez / Eu me agarro nas promessas / Em ousadia clamarei / Meu coração bate mais forte / E vou marchando para vencer ♪ ♫

O deserto é só um lugar de passagem. Não é para ficarmos nele aceitando as doenças, as dores, a miséria, a destruição da família e demais tribulações. Tudo isso é necessário para nos forjar para batalhas maiores e nos fazer crescer.

“(...) ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6-7).

O deserto também é lugar de oportunidades e de conquistas e é a escola da nossa fé. Ele é apenas um cenário onde se passa determinado momento da nossa história. É só um pano de fundo. Logo virá outro cenário diferente.

Existem pessoas que caem com mais facilidade quando estão em palácios, ou seja, quando as coisas estão indo aparentemente muito bem, do que quando estão no deserto. Davi, por exemplo, adulterou e foi mentor de um homicídio quando estava no palácio. Saul perdeu o seu reinado quando estava governando e Adão foi expulso do Jardim do Éden.

Deus nos leva para o deserto quando quer nos ensinar e nos exaltar. É quando você está desempregado, sozinho, doente, aflito, angustiado, oprimido e passando pelos piores momentos da sua vida que aprende mais sobre Deus e o Seu poder (2 Coríntios 12:9-10).

Esses momentos servem para você parar, pensar, medir a sua espiritualidade, saber como está a sua relação com Deus e aumentar a sua intimidade com Ele.

Forjados no deserto

O deserto faz parte do cenário de todos os grandes homens de Deus. João Batista se consagrou no deserto. Foi lá que ele aprendeu de Deus, cresceu na fé e saiu dele com uma autoridade tão grande que todos que o ouviam, ficavam impactados com os seus discursos. Moisés, Abraão e o próprio Senhor Jesus também foram forjados no deserto.

Então, comece a olhar as circunstâncias desafiadoras como prenúncio de coisas sobrenaturais que estão por vir sobre a sua vida.

Muitas vezes, queremos justificar a nossa falta de frutos ou o porquê não estamos sendo abençoados, por estarmos no deserto, em um lugar inóspito onde a “terra” não é boa para a semente germinar.

Mas isso não é verdade. O deserto é o lugar propício para conhecermos o poder de Deus e o Seu cuidado conosco. É o lugar de prodígios e maravilhas, curas, milagres e do improvável acontecer. É um lugar de oportunidades. Tudo são momentos e tudo passa. Nós só não podemos parar.

♪ ♫ O deserto é o meu lar / Meu instrumento é a minha voz / Meu chamado é clamar / O arrependimento às nações / Uma fonte em meio ao deserto / Produz o mel pra alimentar / Meu anseio é gastar a minha vida / E o reino dele anunciar ♪ ♫

Comentários

Podcast A Hora da Verdade - Bispo Luciano Nascimento