Ensina a criança no caminho do reino dos céus
Bispo Luciano Nascimento
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
A Palavra de Deus nos dá uma missão sagrada como pais: instruir nossos filhos no caminho da verdade. Eles não são nossos por posse — são herança do Senhor.
“Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão” (Salmos 127:3).
Deus confiou a nós a responsabilidade de guiar essas almas preciosas. Somos apenas tutores e curadores por um tempo, como diz:
“Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está sob tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai” (Gálatas 4:1-2).
Nosso papel é plantar. É ensinar. É corrigir com amor. Porque vem o tempo em que eles mesmos, por decisão própria, escolherão servir ao Senhor.
“Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com sinceridade e com verdade, porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:14-15).
Uma criança é terreno fértil. A mente está limpa, aberta, pronta para absorver valores eternos.
“Instrui o sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo, e ele crescerá em entendimento” (Provérbios 9:9).
Jesus valorizava tanto as crianças, que as usou como exemplo de fé pura:
“Deixai os pequeninos e não os impeçais de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14).
E ainda alertou:
“Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e se afundasse na profundeza do mar” (Mateus 18:6).
Ensinar o temor do Senhor aos nossos filhos é o maior presente. Porque o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9:10).
Lembre-se: sua filha pode ser uma futura missionária. Seu filho pode ser um pregador cheio do Espírito. Aquelas pequenas mãos que hoje seguram uma Bíblia ilustrada podem, amanhã, levantar multidões com a Palavra viva.
Oremos juntos:
Senhor Deus e Pai,
Obrigado por confiar a nós o cuidado de nossos filhos. Reconhecemos que eles não são propriedade nossa, mas herança Tua, presente do alto.
Nos dá sabedoria, paciência e amor para ensiná-los no caminho da verdade. Que nossas atitudes reflitam o Teu caráter, e que nossas palavras plantem sementes eternas no coração deles.
Colocamos cada criança em Tuas mãos. Que cresçam em graça, sabedoria e temor do Senhor, como Jesus crescia diante de Deus e dos homens (Lucas 2:52).
Livra-os do mal, guarda-os do engano e leva-os a conhecer o Teu amor, pessoalmente. Prepara-os para Te servir com força, coragem e fé. Que sejam luz nesta geração e instrumentos de salvação por onde passarem.
Nós e nossa casa serviremos ao Senhor. Em nome de Jesus. Amém.

Comentários
Postar um comentário