O fracasso começa na mente; mude seus pensamentos


Se você é o primeiro a declarar que não vai dar certo, a sua primeira atitude será de derrota. Mas, se começar a pensar em formas de solucionar cada dificuldade, vai encontrar inúmeras possibilidades e descobrir habilidades que você mesmo nem sabia que tinha


Maiara Pires

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33).

O homem tem uma capacidade incrível de ser o que quiser e realizar o que quiser, mas se esquece de todo esse potencial quando se deixa abater pelas tribulações que lhe sobrevém. Ao invés de ficar quieto, paciente, em silêncio, ele reclama da "sua sorte". 

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus 10.36).

Os grandes filósofos e inventores que se conhece na história da humanidade, conseguiram os seus feitos porque tiveram que parar e pensar. Nada os deteve. Eles eram dotados da mesma inteligência que nós.

A diferença é que eles exercitavam todo o potencial que tinham, sem se deixar abater pelos problemas – pois, com certeza eles também tinham problemas: 

“Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5.9).

Então, perceba como o fracasso começa na mente. Ele surge dos pensamentos. Examine-se a si mesmo e veja o que você tem dito a você. Que tipo de pensamentos você tem gerado? 

É o seu cérebro quem comanda as suas ações. Se você é o primeiro a declarar que não vai dar certo, a sua primeira "atitude" será de derrota. Basta você não fazer nada pra mudar isso e continuar reclamando. 

Mas, se começar a pensar em formas de solucionar cada dificuldade, vai encontrar inúmeras possibilidades e descobrir habilidades que você mesmo nem sabia que tinha.

O apóstolo Paulo nos mostra uma dica infalível para a geração de pensamentos e atitudes positivas. Além de dizer para que as nossas inquietações sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graça, ao fazermos isso, a paz de Deus, que excede o entendimento, guardará os nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo (Filipenses 4.6-7). E completa:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8). 

Ou seja, fale com Deus e pense em coisas boas.

Jesus não prometeu dias de glória. Ele sabia que passaríamos por aflições. Mas, nos disse para termos bom ânimo. E isto passa pelos pensamentos, pelo desejo de querer vencer, de sair do lugar. 

Esse ânimo tem que ser tamanho ao ponto de não temermos e nem fugirmos de nada. Ele é gerado pelo poder de Deus em nós, o qual nada mais é, que a alegria do Senhor nos mantendo fortes diante da dor

“(...) Portanto, não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10).

Por isso que o apóstolo Paulo encorajou os efésios a permanecerem firmes diante das lutas: 

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6.10). 

E qual é a força do poder de Deus? A ALEGRIA.

Mas, infelizmente, a alegria das pessoas nos dias de hoje não é a do Espírito Santo. Elas propagam uma falsa felicidade querendo transparecer uma impressão de bem-estar. Mas, por dentro, estão sem vida, sem força, sem ânimo. Estão morrendo. 

Ou então, fazem de outras pessoas o motivo da sua alegria. Mas, você não precisa, necessariamente, depender de alguém para ser feliz, para ser alegre. 

O amor próprio também precisa ser exercitado. Aprenda a gostar de si mesmo. Porque, se não gosta da sua companhia, quem vai querer ficar perto? 

O bispo Luciano Nascimento costuma dizer que o homem vai se reconstruindo a todo o momento e que o Espírito Santo só dá a direção para ele se aperfeiçoar. 

Mas, quem faz todo o trabalho é o próprio ser humano. Portanto, não culpe ninguém pelo estado em que você se encontra. Seja responsável pelas suas dores e mude o trajeto se ele não está te levando onde você quer.

Comentários

Podcast A Hora da Verdade - Bispo Luciano Nascimento

Livro: Verdades que marcam - Vol 1 (PDF)

Livro: A Hora da Verdade - O novo brotar (PDF)